Ana Rita Cohen: A sua empresa e o futuro do alimento

Ana Rita Cohen

Há poucas semanas participei do evento FRU.TO que aconteceu na Unibes Cultural, em São Paulo. O evento, organizado por Felipe Tibenboin e Alex Atala, contou com muitos profissionais excelentes, ótimos palestrantes e parceiros (do bem) que estavam juntos, a fim de contribuir com a proposta do evento: o Futuro do Alimento, onde estamos e para onde vamos.

De abordagem holística, e claro, sustentável, o evento trouxe os vários pontos de vista relacionados ao nosso papel como ‘ser humano’ no mundo atual; sobre as nossas escolhas, e como mais do que nunca, sobre o papel de empresas e estabelecimentos que lidam com alimento, pois sabemos da necessidade de alinhamento ao movimento que está mobilizando o mundo.

Empresas e estabelecimentos que trabalham com alimento necessitam agregar à sua gestão, uma nova cultura, outro perfil de governança, assim como novas estratégias, para que possam andar juntos com o desenvolvimento sustentável, de forma verdadeiramente construtiva e ética.

O que realmente nutre uma sociedade, um individuo, sua alma e a natureza foram alguns dos temas abordados no encontro. A questão do alimento e suas relações transversais humanas; da importância de compreender as dimensões que abrangem sustentabilidade, ética, cidadania, a nível individual, industrial e empresarial, como citado acima, é uma questão planetária em estado de emergência. Neste exemplo estão restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais que preparam refeições para comercializa-las, usando sempre o alimento como matéria prima principal; e neste hábito-sistemático-automático-moderno, reside um grande problema.

Estamos pecando nos compromissos e valores comerciais quando não trazemos junto às compras da empresa, a matéria prima, pura, saudável, justa, local, sazonal, da agricultura familiar orgânica, sustentável. Ainda neste movimento lento de engatinho, nem compreendemos o que se encontra além da produção orgânica.

Atualmente, nós envolvidos no movimento sobre o futuro do alimento, reconhecemos que outros valores devem estar junto à produção orgânica: comércio justo, bem-estar dos trabalhadores rurais e, os cuidados no embalo dos produtos, para que sejam alinhados à ética ambiental. Note que estamos realmente nos preparando para acomodar uma nova era e nova cultura humana.    

É nesse exato momento que vejo a importância da disseminação de educação - sobre alimento, saúde, ética socioambiental. De treinar e treinar e treinar ainda mais as equipes, colaboradores responsáveis por centenas de clientes destes restaurantes, refeitórios, cozinhas profissionais. A mentoria (literalmente) para o setor de restaurantes e estabelecimentos de serviço à alimentação, é absolutamente necessário.

Estamos num momento de reformatação de conceitos em relação ao nosso papel de cidadania e que venham de encontro as demandas da nova cultura, tendo como base o propósito, a ética, o bem-estar e o fair-trade, humanismo. 

Sem estes valores agregados ao seu negócio, não haverá crescimento, e menos ainda apreciação de seus clientes. Quanto mais agir, maiores os ganhos. São, exatamente valores desta natureza, que valerão como moeda e nortearão os ganhos da empresa, paralelamente aos ganhos financeiros.  

É muito importante que um restaurante, hotel ou empresa de eventos que contratam caterings para os coffee breaks e refeições, contratem também consultorias especializadas, não somente em gestão ambiental, mas especialmente consultores preparadíssimos em educar toda a equipe, direcionar corretamente as questões do alimento e saúde (cardápio consciente – de onde comprar, o que servir?); sobre utensílios reusáveis ou de fácil decomposição na natureza; geração zero de resíduos, assim como em todas as dimensões da sustentabilidade. Afinal, não temos mais tempo para não atuar conscientemente. É preciso olhar holisticamente para todas as questões que envolvem qualquer negócio de restaurante. Este tipo de curadoria é essencial para que seu negócio brilhe. É, afinal, um momento único da história evolutiva humana-cultural.

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Ana Rita Cohen é consultora, mentora em alimentação saudável, responsabilidade social, sustentabilidade. Atua no setor de restaurantes e similares, disseminando a importância de cada cozinha profissional se tornar alinhada aos valores éticos entre as relações do negócio com o alimento, bem-estar e impacto ambiental. 

Contato
saudegourmet@gmail.com

(*) Créditos das fotos e imagens: divulgação/Ana Rita Cohen

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