HSystem: Cartilha - Como lidar com o impacto do coronavírus na Hotelaria

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Olá Hoteleiro,

É hora de aplicar medidas de contenção.

O isolamento gerado pela propagação do Coronavírus tem gerado impacto na economia e no setor hoteleiro. Cancelamentos de viagens, remarcação de passagens e adiamentos de eventos têm sido frequentes.

Para enfrentar esse período delicado e retomar a normalidade, é preciso ter cautela e ser estratégico. Nós listamos 13 medidas que podem ajudar seu hotel nos próximos 60 dias e, também no futuro, com a retomada econômica.

Alguns pontos funcionarão melhor em algumas propriedades do que em outras, mesmo assim acreditamos fortemente que estas medidas irão te ajudar a enfrentar este período.

Aplicação e divulgação de medidas de anticontaminação

Neste momento, o distanciamento social, o home office nas funções viáveis, as práticas aprimoradas na manipulação de alimentos e limpeza das áreas comuns do hotel,  são medidas vitais para a contenção da transmissão do vírus. Adote estas práticas e comunique aos seus clientes.

Agir proativamente nas reservas feitas para os próximos dois meses

Há uma previsão de cancelamento das reservas nos próximos meses, o momento pede que você inverta o vetor do cancelamento e entre em contato com seus clientes para saber qual a previsibilidade do que já está vendido. Para os clientes que informarem que não irão comparecer, sugira a remarcação, ou deixar como crédito para uma estadia futura. 

Rever as políticas de cancelamento e restrições 

Neste momento, é importante que o hotel revise todas as políticas de cancelamento para os próximos meses. A tendência é que esse impacto de demanda peça uma flexibilização, tanto nas políticas, quanto nas restrições de noites mínimas.

Crie tarifas mais competitivas enxugando o serviço para vender melhor (como tarifa sem café da manhã)

Não pare suas vendas

Parar suas vendas pode exponencializar os efeitos negativos deste período. O Ideal é que seu período de vendas seja de 365 dias no futuro. Mesmo estando em um momento onde o contato social deve ser evitado, em breve isso mudará, portanto suas vendas devem seguir normalmente.

Dar mais ênfase às vendas de datas mais distantes

Apesar do momento complexo, ainda existe determinada demanda para as datas futuras, mesmo que reduzida. Você pode acompanhá-las com maior atenção, porque muitos eventos e viagens estão sendo remarcados, e não cancelados.

Crie um planejamento financeiro

Crie uma estratégia financeira e evite gastos desnecessários neste momento. Evite comprar produtos que têm baixa probabilidade de vendas e foque no seu negócio principal, a hospedagem. Você pode, por exemplo, enxugar o cardápio do restaurante ou reduzir  o leque de serviços.

Faça um exercício e analise quais produtos são menos vendidos, mesmo com grande circulação de hóspedes

Ajuste seu Forecast

O Forecast é o documento que reúne dados de vendas, histórico e de previsão de demanda, ajudando o hoteleiro a fazer ajustes de flutuação tarifária. Com as frequentes notícias e mudanças, será preciso que o hoteleiro revise o forecast mais vezes que o habitual.

É importante também estender seu planejamento para datas mais distantes, pois a venda delas pode ajudar neste momento de baixa demanda

Recalibre o conteúdo dos canais relevantes

Uma medida bastante importante é recalibrar o conteúdo dos seus canais de vendas com novas fotos, descrições bem detalhadas e materiais de melhor qualidade para deixar seu hotel mais competitivo. Além dos canais, temos o Google Meu Negócio e os metabuscadores (Trivago, Tripadvisor, e outros). Estes canais também merecem atenção, pois recebem muito tráfego.
Se você precisar, nós temos um check-list de otimizações para canais de vendas.

Crie estratégias para o momento da retomada

Uma maneira de você se preparar para a retomada do mercado é usar este momento para produzir conteúdos de marketing consistentes. Você pode, por exemplo, configurar novas campanhas Facebook, Google e Remarketing.

Fique de olho também nas variações de performance nos canai de vendas, pois eles serão os primeiros a mostrar uma retomada.

Acompanhe, se possível, o número de acessos ao seu perfil nos sites de reserva para ter um termômetro do mercado.

Atentar às possíveis medidas governamentais de apoio

O governo tem divulgado uma série de medidas que podem ajudar as empresas a passar por esse período transitório.

Fique ligado nas notícias  para acompanhar as medidas de apoio às empresas, elas serão importantes.

Acordar férias com as equipes

A diminuição na demanda do momento pode gerar baixa no fluxo de trabalho das equipes. Para aqueles estabelecimentos que o impacto for maior, acordar férias com as equipes pode ajudar tanto no distanciamento social, quanto na manutenção do time.

O ideal é que a equipe esteja completa quando o mercado identificar uma estabilização.

Agora é a hora de todos se ajudarem.

Qualificar sua equipe com cursos online

Sites de cursos online como a Udemy e Coursera podem ser utilizados para qualificação dos colaboradores. A Udemy é conhecida por ter cursos de qualidade e muito baratos, enquanto a Coursera é um site internacional com aulas realizadas por universidades do mundo inteiro (muitos são gratuitos).

Este momento pode ser crucial para qualificar seu time, e ter expertises novos na equipe do seu hotel.

Cuidar da equipe e dos hóspedes com medidas no ambiente de trabalho 

Essas são as 8 recomendações para evitar contaminação de hóspedes e da equipe hoteleira: 

  1. Conscientize os colaboradores sobre os fatos do Coronavírus
  2. Comunique as questões de higiene e de limpeza das mãos
  3. Crie políticas mais rígidas para a manipulação de alimentos
  4. Instrua as pessoas a evitarem cumprimentos com toques, como apertos de mão, abraços e beijo no rosto
  5. Crie medidas para evitar a contaminação, por exemplo, disponibilizar mais álcool gel, detergente, ou aumentar a frequência de limpeza das áreas comuns (como recepção e botões de elevador)
  6. Tenha um plano de ação imediato para quando alguém apresentar sintomas
  7. Tente manter distancias consideráveis das pessoas e dispense o trabalho presencial em setores onde for possível (como o setor financeiro)
  8. Evite que as pessoas compartilhem objetos de trabalho

Vamos todos trabalhar para que este período seja o mais breve e menos impactante possível.

Para acessar a cartilha clique neste link

(*) Crédito da imagem: qimono/Pixabay

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