B/Side Burgers & Bowls, do Adagio Berrini, conquista público externo

B/Side Burgers & BowlsB/Side Burgers & Bowls é uma marca de restaurante da Accor

Instalado dentro do Adagio Berrini, em São Paulo, o B/Side Burgers & Bowls é sucesso de público. Aberto em dezembro de 2018 e lançado oficialmente em abril deste ano, o espaço gastronômico opera no azul desde então. A reportagem do Hotelier News foi conferir o lugar e entrevistou a gerente do empreendimento, Daniela Pezzolato, e a coordenadora de Aberturas e Conversões, Cristiane Leichtfeld. Elas participaram do projeto criado em 2017. No almoço, contaram como foi a fase de criação, desenvolvimento e implantação do B/Side, que está presente também em uma unidade da Accor em Curitiba.

B/Side Burgers & Bowls: como tudo começou

A ideia de lançar o B/Side Burgers & Bowls começou no segundo semestre de 2017. O primeiro passo foi criar grupos de trabalhos com os gerentes das unidades de São Paulo. Cada grupo seria responsável por um tema para um restaurante de algum hotel. "Nosso grupo era responsável pelo Adagio Berrini. Na época, havia uma empresa terceirizada que não estava bem nos resultados de qualidade e financeiros. Nossa intenção era fazer um estudo, ver se compensava assumir o A&B (Alimentos e Bebidas) do hotel ou trocar o terceiro", relembra Cristiane.

O nome do projeto era "A&B Uma receita de sucesso". "No começo foram criados cinco grupos e o trabalho durou seis meses. Fizemos o estudo e a definição do conceito. Tínhamos uma reunião mensal com a diretoria de Operações da Accor, encabeçada pelo Bernd Hofmann e Carlos Bernardo, para nos orientar e passar o status durante o processo. Na primeira reunião, já apresentamos o conceito, eles gostaram, mas, no início era só hamburgueria, não havíamos contemplados os bowls", explica Cristiane.

B/Side Burgers & BowlsDaniela e Cristiane: pesquisa foi fundamental para lançar o B/Side

B/Side Burgers & Bowls: primeiro passo foi a pesquisa

Daniela conta que o primeiro passo foi fazer uma pesquisa. "Entrevistamos pessoas na rua, para ver qual era a demanda deles. Ao todo, 76% dos respondentes sentiam falta de hamburgueria na região. Quando realmente queriam comer um sanduíche, tinham que pegar carro ou caminhar mais de 10 minutos, pois as melhores opções estavam nos shoppings ou na área residencial da Berrini. O tempo deles para almoço é de 60 minutos, então eles raramente andariam esse tempo para almoçar", explica.

A segunda etapa da pesquisa era conhecer os concorrentes da região. Elas descobriram que a grande maioria dos restaurantes são buffets com muitas variedades. Como o salão do Adagio não é muito amplo, a opção foi descartada. "Além disso, o Adagio Berrini tem cara de prédio residencial. Poucas pessoas sabem que aqui tem um restaurante. Então, não havia um diferencial que atraísse as pessoas. Isso também foi identificado em nossas análises", comenta Daniela.

B/Side Burgers & Bowls: saindo da caixa

Para Daniela e Cristiane, o mais interessante da criação do grupo de estudo foi a intenção de sair da caixa. "Mudar esse formato de restaurante de hotel, ver o que poderia ser feito de diferente, baseado no consumidor atual. A ideia sempre foi que o A&B fosse uma fonte de receita independente do hotel, que ele tivesse uma vida própria. Para isso acontecer, precisávamos sair da caixinha, esquecer que o hotel existia. Este foi realmente o conceito principal e a Accor nos deu essa flexibilidade, a de pensar muito além", comenta Cristiane.

Após a conclusão dos estudos, foram feitas várias reuniões para apresentar o projeto. O plano de negócios foi elaborado indicando também quais as possibilidades das futuras receitas. Por fim, qual seria o investimento para reformar o restaurante, pois ele ele tinha uma cara de salão de prédio. "Nas visitas que realizamos às hamburguerias, vimos a necessidade de equipamentos. Colocamos tudo no estudo para investimento e chegamos a um número para a apresentação final. Mostramos todo o conceito e qual seria a necessidade de investimento", relembra Daniela.

Nessa apresentação, Olivier Hick, COO de marcas Midscale e Economy da Accor no Brasil, Olivier Hick, aprovou a aprovou a ideia e disse que ajudaria no seu financiamento. "Após a reunião, recebemos a validação para implantar esse conceito, que era diferente. Passamos até por uma situação inusitada: depois disso, no primeiro encontro do comitê, todo mundo se perguntou: ’e agora?’ Recebemos a orientação que o conceito estava validado, mas precisava ser refinado", explicam as executivas.

O primeiro nome que o grupo pensou foi Famintus, mas não era o ideal. "Precisávamos de uma ajuda profissional, mas não havia verba para a contratação de uma consultoria para criar a marca. Por sorte a Dani tem um amigo, o André Rodrigues, que trabalha no ramo de restaurantes. Ele é especialista no consumidor atual e em uma das conversas com ele nos ofereceu a consultoria", conta Cristiane.

B/Side Burgers & BowlsBowl "Nossa Caesar" é uma das melhores opções do cardápio

B/Side Burgers & Bowls: só hambúrgueres?

A proposta apresentada tinha cerca 60 slides, unindo conceito, hamburgueria e hotel. Havia uma série de tendências e inspirações, inclusive relacionada à decoração, que foi inspirada em hamburguerias. Rodrigues trouxe exemplos de Nova York, Londres e de outras metrópoles. "Foi aí que ele sugeriu a introdução dos bowls. Ele disse que só a hamburgueria seria perecível: se parasse, por exemplo, um food truck na frente do hotel, o negócio poderia correr  risco. Com os bowls, conseguimos ter uma flexibilidade maior de cardápio. Criamos opções temáticas como árabe, havaiano (poke) e brasileiro (PF tradicional). No inverno, fizemos festival de sopas servidos no próprios bowls. Acho que foi inteligente essa inserção no projeto e fechamos o cardápio: hambúrgueres e bowls", celebram.

A etapa final foi a reforma do salão, e o tempo era curto: no máximo dois meses. "Desenvolvemos tudo, o André fez reunião com a arquiteta, e o projeto foi baseado em inspirações. A decoração ficou leve e temática, mas sem cara de hambúrguer. Ficou bastante feminino", revelam. 

Antes da reforma havia 38 lugares e, com a melhoria, o espaço ganhou mais 20 cadeiras. O buffet do café da manhã ficou mais compacto e, assim, o espaço foi otimizado. No curto prazo, a ideia é melhorar a área externa com uma cobertura maior e novas mesas e cadeiras. "Na semana passada fez muito calor e usamos a área externa, somando mais 28 lugares lá fora. O bacana da hotelaria é o giro rápido, o buffet tem entrada, prato principal e sobremesa. Já o hambúrguer gira muito mais rápido", diz Cristiane.

B/Side Burger & BowlsB/Side Burger é uma delícia e passou com louvor em nossa avaliação

B/Side Burgers & Bowls: como é a operação?

O B/Side atende ao empreendimento no café da manhã, almoço, jantar e room service, que é denominado de delivery. "Abrimos no dia três de dezembro de 2018, mas começamos a divulgar depois de abril. Tivemos esses meses para ajustar e fazer adaptação de serviço e qualidade do produto. O retorno do investimento ficou em nove meses e estamos operando no azul desde a abertura. Antes, o room service após às 18h não chegava nem a 10 pedidos. Atualmente, com um cardápio menor, fazemos, em média, 30 atendimentos nesse período, triplicando o número de pedidos. No almoço, não passava de 40. Hoje chega a 80, com picos de 100 couverts na quarta-feira. Na sexta-feira são mais de 100, isso no almoço, sem contar o jantar", revela Daniela.

Sobre a divulgação, Daniela diz que o foco é pensar nele como restaurante independente do hotel. "Não gostamos de veicular nas redes sociais que ele está associado ao hotel. O B/Side está na operação Accor, onde é pago um aluguel para o condomínio. É como se fosse um terceirizado da rede. Queremos que o conceito seja consolidado, tanto que o B/Side se tornou uma marca de prateleira da empresa, que pode ser implantado em qualquer marca e unidade", explica.

B/Side Burgers & Bowls: como é o cardápio

O cardápio do B/Side conta com quatro entradas (três variações de batatas e uma de cebola); seis tipos de burgers, incluindo opção vegetariana em todas; três combos, com opção de hot dog; duas opções para crianças; sete variações de bowls; quatro de sobremesas e três de milkshakes, incluindo uma vegana.

Nós experimentamos o B/Side Burger, feito com burger de pernil de 200 gramas, caramelo de bacon, coleslaw defumada e queijo muçarela; além do bowl de folhas. Se gostamos? Sim, e já incluímos o B/Side Burger & Bowl em nossa lista de restaurantes para o almoço, já que por sorte a sede do Hotelier News fica a apenas 900 metros do local.

Accor: foco em A&B

Para Carlos Bernardo, gerente de Operações dos hotéis econômicos e midscale Accor Brasil, o resultado apresentado pelo B/Side é muito importante para a rede. "Já estamos implementando o conceito do restaurante em outros empreendimentos. Em Curitiba, por exemplo, o Adagio já conta com um B/Side. Da mesma forma que foi feito com a Sponta, que é uma pizzaria, o Q Ceviche, com gastronomia peruana, e o Dagi, de comida brasileira", afirma Bernardo. "E não vamos parar por aí. Vamos desenvolver mais conceitos de A&B para poder compartilhar com outras marcas da Accor. O objetivo é poder apresentar uma gastronomia diferenciada tanto para os hóspedes, como para o público local de cada destino", explica o executivo.

Há planos também em implantar em uma unidade ibis em Porto Alegre. "A ideia é crescer a marca, independente do hotel que ele está locado. A pesquisa de mercado mostra que tem demanda para esse tipo de produto", finaliza Daniela.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News

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