Conheça a trajetória de Malu Barreto, gerente geral de Marketing do Grupo Mabu

Malu Barreto

Gaúcha de Lagoa Vermelha, Malu Barreto é atual gerente geral de Marketing do Grupo Mabu. Formada em Jornalismo pela Univali (2005), Malu tem uma Pós em Comunicação e Marketing na Unicuritiba (2007), um MBA em Comunicacão Online e Marketing Digital, também pela Unicuritiba (2016) e Mestrado em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti (2017).

A decisão de cursar Jornalismo veio quando ela trabalhou no Grupo RBS em Porto Alegre, em meados da década de 1990. Mas, durante a faculdade, Malu percebeu que não era exatamente o Jornalismo que iria seguir. "Quando estava fazendo rádio, TV e cinema, vi que era muito operacional. Ou era estar na bancada ou fazendo apresentações. Não era isso que eu queria, preferia a produção ou os bastidores. Fazer a coisa acontecer", declara a executiva na entrevista para o Hotelier News.

Mesmo assim, depois de ter trancado o curso, ela foi em frente e formou-se em Jornalismo. Entre idas e vindas, buscando adquirir conhecimento, Malu morou em Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

Em 2007, voltou para Balneário Camboriú onde trabalhou em uma produtora e realizou a cobertura da enchente que houve em Santa Catarina. "Foi uma tragédia mas o desafio foi muito interessante no sentido profissional e triste por conta do desastre. Foi nesse momento que decidi que queria trabalhar nas áreas de comunicação e marketing mas no sentido da felicidade, mostrando as coisas boas para as pessoas e voltado para o turismo", explica.

Malu Barreto: experiência no Beto Carrero 

Em 2009 surgiu a oportunidade para Malu ingresar no Parque Temático Beto Carrero World. "O Beto tinha falecido e a empresa havia começado a criar a área de comunicação e o institucional do Parque, que até então era feito por agências. O próprio Beto era o garoto propaganda. Foi então que Geninho Goes, que na época estava à frente do marketing, me chamou para começar a criar o departamento que não existia. Toda a parte da comunicação corporativa. Foi um grande desafio e um excelente aprendizado", relembra a executiva que contribuiu muito no crescimento e na nova fase das alianças estratégicas do parque.

Na sua atuação pelo Beto Carrero, Malu geriu toda a comunicação corporativa, imprensa, serviço de atendimento ao visitante e a comunicação interna, que na época era de 1.800 colaboradores.  "Criamos toda a comunicação interna e começamos a despertar o orgulho que todos tinham de fazer parte de uma empresa que nasceu do sonho de uma pessoa", diz.

Malu entrou no Beto Carrero quando o parque tinha 17 anos, ficando durante nove anos na companhia, onde fortaleceu a marca na mídia e para o público final.

Quando deixou o Parque, no final de 2017, ela tinha em mente seu projeto próprio. "Fui para Itajaí, onde abri minha empresa e atendi clientes na área de marketing e comunicação. Reafirmei minha preferência e comecei a entender mais meu gosto, que é divulgar e fazer marketing de produtos nos quais acredito", revela.

Malu Barreto no Grupo Mabu

Em maio de 2018, Malu assumiu o Marketing de Novos Negócios do Grupo Mabu e em dezembro da hotelaria também, respondendo então pelo Marketing do Grupo todo. "Embora não fosse da hotelaria, sempre tinha ouvido falar muito bem a respeito da rede. Em Curitiba havia me hospedado em um dos hotéis da rede. A referência era muito boa, fui muito bem recebida na empresa e agora que estou aqui vejo como é a execução do trabalho e da entrega e tenha a certeza de que não poderia ter feito uma escolha melhor", comenta.

Mesmo não tendo experiência na área hoteleira, Malu diz que essa questão não é problema algum. "É um desafio grande mas acredito que deve-se ter uma visão de onde você e a empresa querem chegar. Venho do entretenimento e as minhas experiências me direcionam aos parâmetros necessários", coloca.

E ela continua. "O fato de estar aqui é muito bacana, estamos potencializando vários assuntos e negócios que se complementam e garantem a entrega de experiências incríveis. O My Mabu tem uma equipe profissionalizada, que veio de fora e é especializada em fracionados. Nosso CEO, Wellington Estruquel, direciona tudo com excelência e excelente performance. O empreendimento tem muito para crescer assim como todos os negócios do grupo."

Segundo a executiva a vinda do Blue Park é um diferencial competitivo, na questão da hotelaria. "Somos termais com piscinas e praia de ondas e teremos toboáguas e área kids. O hóspede tem acesso exclusivo e antecipado ao parque. Sem falar da questão do próprio Blue Park, mais uma opção de lazer para os moradores da cidade, e também para a permanência do turista por mais um dia em Foz do Iguaçu, destino que não dá para conhecer em apenas dois ou três dias."

Liderando uma equipe de oito pessoas, Malu diz que todas as amenidades se conectam e se complementam. "O hóspede usufrui do parque, do hotel, ele circula. Isso é muito bacana. Foi uma das coisas que sempre me motivou: aspectos diferentes pra pensar estratégia, fazer acontecer e divulgar. O Resort está numa ótima fase, sendo visitado por artistas e influencers. O mundo digital propaga muito, esse é o desafio e objetivo", finaliza a gerente geral de Marketing do Grupo Mabu.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News

Comentários