Encatho: o papel do inbound marketing na captação de clientes

De Florianópolis, Santa Catarina*

encatho- palestraEntender quais caminhos o consumidor fez para chegar até a empresa é essencial

Encerrando a programação de palestras do primeiro dia de Encatho, aberta ontem (13), Fabio Vieira, da Resultados Digitais - empresa de marketing digitial - ministrou o debate Como melhorar seus resultados usando soluções de vendas, na Sala Joaquina do CentroSul. Vieira abordou um assunto já velho conhecido da maioria dos empreendedores: o valioso papel do inbound marketing na captação de clientes e direcionamento de conteúdo.

Traçando uma linha do tempo do processo de decisão do consumidor, o palestrante fez um comparativo com os dias atuais: busca no Google, pesquisa, compativos e escolha. "Não se fazem mais reservas em hotéis como antigamente, diretamente com o empreendimento. Muitas vezes os próprios clientes já chegam com muitas informações sobre o produto ou serviço quando a decisão de compra foi tomada", explica Vieria. "Dessa maneira, precisamos nos questionar como estamos nos divulgando e quais os caminhos levaram os clientes até nós", ressalta.

Ferramentas de inbound marketing ajudam empresas a traçarem o perfil de seus consumidores, identificar interesses e mensurar qual o alcance das ações feitas para captação de público. "É essencial saber quantos desses visitantes do seu site ou página, por exemplo, foram convertido em vendas. Sem isso qualquer investimento em marketing se torna um verdadeiro tiro no escuro", diz. Estrategia, escabilidade e lucro são os três pilares para definir aonde apostar as fichas de divulgação. "Começar a influenciar o consumidor é uma das etapas mais importantes, hoje o papel do vendedor ficou reduzido, é preciso induzir antes de converter".

Para exemplificar, Vieira apresentou o case da Fildi Hotel, que impulsionou seus resultados após estabelecer estratégias de inbound marketing. "A Fildi passou a investir na captação por meio de contato digital e proximidade com o público online. Em um comparativo, a taxa de ocupação teve alta de 500% enquanto a captação de leads cresceu 400%", conta. "Pessoas que procuram conteúdos sobre viagens e destinos são bons links para atrair possíveis clientes, pois são assuntos relevantes aos hóspedes", explica. "Em suas jornadas de compras, ela vão acabar buscando por meios de hospedagens também".

Encatho: ferramentas

O speaker também apontou algumas ferramentas de inbound marketing que geram resultados expressivos no relacionamento digital. Técnicas de busca como SEO, CRM, Analytics, monitoramento de redes sociais e automação foram algumas citadas. "Essas ferramentas auxiliam a direcionar os conteúdos para públicos específicos, mesmo em buscas orgânicas. Se você possui 1 milhão de contatos baseados na interação do cliente via internet, eu já consigo influenciar por meio do melhor conteúdo", afirma. 

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Florianópolis a convite da Encatho

(**) Crpedito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News

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