Fundo alemão assume Sofitel Berlin e converte em hotel boutique

Sofitel Berlin - Union Investment conversãoDesign de interiores do Luc terá inspiração na história prussiana

Situado numa das praças mais movimentadas da capital germânica, o Sofitel Berlin Gendarmenmarkt mudou de mãos. O fundo imobiliário alemão Union Investment comprou o ativo para transformá-lo num hotel boutique, que ganhará o nome de Luc. Agora, o empreendimento entra em um amplo projeto de reforma, que deve ser concluído na primavera de 2020 (Hemisfério Norte). Os valores da transação e os recursos que serão usados no retrofit não foram revelados.

O contrato com a Accor se encerrou em 31 de agosto, informou o Union Investment. Com € 40 bilhões sob sua gestão, a companhia investe nos segmentos de hotelaria, varejo, logística e residencial. Ao todo, são mais de 400 propriedades em 23 países no portfólio. O fundo confirmou também que o MHP (Munich Hotel Partners GmbH) vai gerir o futuro Luc . Já a administradora, por sua vez, assinou contrato de franquia com a Marriott International para usar a bandeira Autograph Collection Hotels, lançada em 2010.

"O ajuste estratégico da marca, conceito e ativo foi o fator decisivo para nós e nossos parceiros nesse negócio", explica Martin Schaller, head de Asset Management Hospitality no Union Investment. "Ao dar ao hotel na Gendarmenmarkt uma nova identidade de marca, estamos demonstrando pela primeira vez em nosso portfólio como uma mudança de operadora e de bandeira pode aprimorar ainda mais o posicionamento da propriedade”, completa. 

Sofitel Berlin: mais detalhes

Construído em 1981, o edifício do hotel pertencia ao fundo DEFO Immobilienfonds desde 1997, que dois anos depois o reformou por completo. Com 6,2 mil metros quadrados de área, o empreendimento será reformado inspirado na história prussiana da praça Gendarmenmarkt. Isso poderá ser revelado a partir do momento que o hóspede transpor a fachada austera da propriedade. Luxo, arte e decoração contemporânea criarão um ambiente de experiência única, apostam os investidores.  

O nome dado ao hotel, por sinal, reforça esse conceito. Segundo o Union Investment, Luc era o apelido usado pelo filósofo francês Voltaire para seu amigo e patrono Frederico II da Prússia. “Hotéis boutique representam apenas 3% da oferta hoteleira de Berlin. Então, há claramente uma oportunidade para nós aqui. Como investidores, acreditamos que o design diferenciado combinado à força da Marriott cria uma base estável para impulsionar a propriedade”, finaliza Schaller.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Union Investment

Comentários