IBC-Br: economia brasileira tem melhor desempenho no 3º tri em um ano

IBC-Br tem segundo alta mensal seguidaDados mostram que há perspectiva de melhora para o PIB, aponta o BC

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco) mostrou que a atividade econômica nacional registrou em setembro a segunda alta mensal seguida. O dado atingou 0,44% no mês. No terceiro trimestre do ano, registrou elevação de 0,91%. De acordo com o BC, esse resultado mostra uma melhora de perspectiva para o PIB (Produto Interno Bruto). No segundo trimestre, a soma das riquezas do país cresceu 0,4%

De acordo com o relatório do BC, esse resultado é considerado o melhor desempenho em quatro meses. Tanto que o terceiro trimestre é considerado o mais forte em um ano, segundo divulgado pela Reuters. Desde maio, quando houve variação positiva de 1,20%, o dado não era tão positivo. No comparativo com setembro do ano passado, o avanço foi de 2,11%, enquanto no acumulado de 12 meses, findo em setembro, foi de 0,99%.

No terceiro trimestre, o índice atingiu elevação de 0,91%, considerada a maior desde o terceiro trimestre de 2018, quando subiu 1,67%.

IBC-Br: setor de serviços

O relatório mostra ainda que o resultado está alinhado a ganhos nos setores de serviços - que inclui o segmento de hotelaria. E ainda serviços e industrial. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que as vendas no vareja obtiveram em setembro, o melhor resultado para o mês desde 2009. Já o setor de serviços teve o melhor desempenho para o mês desde 2014.

(*) Crédito da foto: Lalmch/Pixabay

Comentários