II Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes abre programação na Equipotel

Equipotel - Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes_InternaBertino abriu oficialmente o fórum, que lotou o auditório da Equipotel

Como parte da programação da Equipotel, aberta ontem (10), deu partida agora há pouco o II Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes (FBHI). Organizado pela Ameris by Nobile e HotelShop, o encontro debaterá temas como precificação, gestão hoteleira, marketing e vendas. Entre os palestrantes participantes estão Roberto Bertino, presidente da Nobile Hotéis, Roseli Capudi, consulta empresarial e palestrante, e Julio Cosentino, da RenTV, entre outros.

Bertino deu início aos trabalhos agradecendo os parceiros do evento e destacou o tamanho do mercado independente. “Pesquisas mostram que os hotéis de rede nacionais e internacionais no país somam pouco mais de 205 mil quartos. Isso representa 13,8% da oferta de independentes existente no país”, comentou. "Então, é um mercado muito expressivo e relevante, que precisa ser olhado com atenção. Portanto, a ideia do fórum é gerar um conteúdo de qualidade e relevante para esses hoteleiros”, acrescenta.

Equipotel: marketing é estratégico

Logo após a abertura oficial do fórum, foi realizada a palestra “Como fazer o adequado plano de marketing e vendas do seu hotel e garantir quartos cheios o ano todo”. Participaram dos debates o blogueiro pernambucano Geraldo Figueroa; Waleria Fenato, da Mark Up Consultoria; Elaine Rodrigues, da Sabre Hospitality; Nélia Araújo, da Nobile Hotéis; e a palestrante Marta Poggi.

Entender o público-alvo, identificar personas e mapear a jornada de compra no ambiente digital dos consumidores é a dica passada por Marta em sua fala. “O que você quer fazer, quem pretende alcançar? Esses pontos são os passos iniciais para o planejamento de marketing para qualquer empresa”, comentou.

Já Waleria falou da importância de alinhar a estratégia de marketing ao RM (Revenue Managment). “E, para fazer tudo funcionar, é fundamental ter uma equipe qualificada e engajada. Mesmo para hotéis independentes, que têm orçamentos mais enxutos, isso é fundamental”, avalia.

Saber exatamente quem é o público-alvo do hotel ajuda aos empreendimentos hoteleiros para escolher o influenciador digital ideal para campanhas de marketing no ambiente online. A avaliação é de Figueroa, que também reclamou da falta de profissionalismo de alguns blogueiros atualmente no mercado. “Não pode ter um canal de comunicação como esse apenas para viajar de graça. Tenham atenção na hora de escolher corretamente”, ensina.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News

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