Indigo Atlanta (EUA): conheça a marca butique do IHG

O interesse e a vontade em conhecer um hotel da marca Indigo veio desde que o diretor de Operações para o Brasil do IHG (InterContinental Hotels Group), Francisco "Paco" Garcia, comentou há alguns anos atrás sobre suas características. "É uma marca fantástica, dinâmica, de baixo custo para conversão ou implantação, que muda sua decoração em todas as estações e que atrai, principalmente, jovens executivos de negócios, casais em férias e turistas que buscam atividades culturais e de entretenimento", destacou o executivo, que acumula o cargo de gerente geral do InterContinental São Paulo. E lá fomos para a capital do estado norte-americano da Geórgia, conhecer o Indigo Atlanta Midtown, onde descobrimos que esta foi a primeira unidade da marca no mundo. Situado em um edifício construído no início do século 20, tombado pelo patrimônio histórico da cidade, o Indigo Atlanta é um hotel 100% não fumante. Conta com 140 habitações, distribuídas em 12 pavimentos e foi totalmente renovado em 2012. Por Peter Kutuchian* Tematização O Indigo Atlanta é temático, sua decoração é baseada nos atrativos da vizinhança, e os temas escolhidos foram a música e as artes, isto porque o Fox Theater, que fica quase em frente ao hotel, já recebeu milhares de apresentações desde sua inauguração em 1930 - clique aqui para ver a lista das bandas e cantores que tocaram lá. Na parede atrás da recepção, por exemplo, existem cópias dos ingressos que foram doados por uma colecionadora. Aliás, a própria recepção imita uma grande bateria, um dos sofás em frente é uma clave de sol gigante, o balcão do bar imita um teclado de um piano, e em todos os halls de elevadores e também nos apartamentos existem pôsteres gigantes com guitarras, pianos e outros instrumentos musicais. Infraestrutura O Indigo Atlanta conta uma infraestrutura pequena porém ideal para um hotel de cidade. No térreo, lobby e lounge, 683 Midtown Bar & Bistro, business center com vending machines e escritórios do staff. Na área externa, mesas na frente e na entrada para carros na parte de trás. No segundo andar, duas salas para eventos, com capacidade para 30 pessoas e com um diferencial: as grandes mesas de reuniões podem ser retiradas possibilitando a realização de eventos em outros formatos, além da funcional academia de ginástica. O 683 Midtown Bar & Bistro abre das 6h às 10h para o café da manhã e depois somente às 17h para o happy hour e jantar, fechando às 22h. O room service funciona das 6h às 22h, porém existem máquinas de autocompra para saciar uma eventual fome da madrugada.

Para ver o slideshow da infraestrutura do Indigo Atlanta, clique na primeira foto abaixo:

Entrar, rezar e dormir
Os 140 apartamentos do Indigo Atlanta contam com decoração bem alegre em tons obviamente azuis, o banheiro é minúsculo com cerca de 2 m². Como o edifício é tombado, nenhuma alteração ou reforma estrutural é permitida. Os hóspedes reclamam, mas não há o que fazer. Acompanhando o tamanho do toilette, o armário também é pequeno, porém o espaço da UH é confortável.

Entre as amenidades, destacam-se o ferro e tábua de passar, bastante úteis, a cafeteira com sachês de chá e café, o acesso wi-fi e os amenities de excelente qualidade (Aveda). Dica que vale para qualquer hotel: procure saber se o quarto reservado para você possui porta conectante com outro apartamento, pois geralmente elas não contam com isolamento acústico e, dependendo do vizinho, o incômodo pode ser grande.

Para ver o slideshow do quarto do Indigo Atlanta, clique na primeira foto abaixo:

História da marca
Pertencente ao IHG, a marca Indigo foi criada em 2004, podendo-se dizer que essa foi a primeira de hotéis butique de uma grande rede hoteleira, aliás o IHG é a maior do planeta, em número de UH's (unidades habitacionais).

Desenvolvida como uma marca para reposicionar hotéis já existentes, em diversos mercados, e que não alcançavam seu potencial, a ideia foi criar um modelo diferente, jovial e de baixo custo de conversão.

Em 2008, o IHG anuncia a expansão da marca para a Europa e o primeiro hotel é aberto em Londres. No ano seguinte, a América Latina ganha seu primeiro Indigo, precisamente na cidade de San Jose, na Costa Rica. Ainda em 2009, duas unidades são abertas, uma em San Diego, na Califórnia, e outra em Nova York. Em 2010, Londres recebe o segundo Indigo e novos mercados são anunciados, como Hong Kong, Bancoc, Madri, Liverpool, Glasgow, Londres, Nova York e Vancouver, com abertura de 13 hotéis, e a primeira na Ásia, em Xangai. No ano seguinte (2011), os hotéis Indigo são ranqueados como os mais indicados e apreciados pelos hóspedes em uma pesquisa feita pela J.D. Power and Associates - e aberturas em novos destinos são anunciadas, como Berlim, Hamburgo, entre outras. Atualmente existem 46 hotéis Indigo no mundo, contabilizando cerca de 5,2 mil UH's. E no pipeline? 52 unidades. Ou seja, nos próximos anos, serão mais de 100 hotéis Indigo, porque novos contratos não param de ser assinados. Brasil Ainda não há anúncios feitos pelo IHG para a abertura de uma unidade Indigo no Brasil, porém a marca cairia como uma luva em hotéis que estejam em operação e necessitem de um lift mercadológico, diferenciando-se dos milhares de midscales existentes, principalmente, em São Paulo e em outras capitais. Afinal, qual investidor não deseja ter seu hotel transformado em um butique com baixo investimento?

Destino
Atlanta é mundialmente conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de 1996, além de ser também sede de algumas corporações como o próprio IHG, CNN e Coca-Cola. Bem arborizada, a cidade conta com muitos edifícios elevados e de arquitetura arrojada, tendo também um atrativo muito visitado que é o Georgia Aquarium, um dos maiores do mundo. Para quem gosta de música e de pegar uma estrada, o destino pode ser o hub para ir para Memphis e Nahsville, onde o Blues e a música country fazem a trilha sonora de milhares de turistas nacionais e estrangeiros durante o ano todo.

Para ver o slideshow das atrações de Atlanta, clique na primeira foto abaixo:

Serviço
www.ichotelsgroup.com/hotelindigo/hotels/us/en/atlanta/atlfx/hoteldetail

* A reportagem do Hôtelier News hospedou-se no Indigo Atlanta Midtown a convite do IHG.

Comentários