Investimento em tecnologia e proteção de dados foram temas abordados em live

liveLGPD foi um dos assuntos abordados no bate-papo

Foi encerrada há pouco a live sobre tecnologia e uso de dados promovida pelo Hotelier News e Grupo R1. A transmissão feita pelo Youtube trouxe à luz temas como investimento em ferramentas, automatização do setor e proteção de informações dos clientes e uso consciente dos mesmos.

Participaram do bate-papo Augusto Rocha (Pmweb); Claudio Cordeiro (TOTVS); Gustavo Syllos (Forma & Conteúdo Assessoria de MKT e Distribuição); Pilar Osorio (TravelClick) e Rafael Albuquerque (Zoox), com moderação de Vinicius Medeiros (Hotelier News).

O diretor de Hospitalidade da TOTVS levantou a importante questão da falta de investimentos do setor em tecnologias e falhas nos processos de capacitação dos colaboradores. “Muitos hotéis gastam, mas não utilizam o que foi investido. Se considerarmos muitos relatórios técnicos, o gasto é baixo. Existem muitas ferramentas para melhorar a interação com os hóspedes, mas o setor precisa investir para isto se tornar uma realidade”, comenta.

Com a crise gerada pela pandemia, a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) não entrará no prazo estipulado pelo governo. Mesmo assim, o segmento precisa se preparar para o retorno das atividades fazendo o uso consciente das informações. “Dependemos de dados para sobreviver nesta pandemia e política de privacidade está atrelada ao benefício que será entregue em troca. A LGPD é importante e chega para dar um suporte para clientes e empresas, para que não seja a bagunça que vemos hoje. Isso terá que ser mudado na reabertura dos hotéis, que precisarão reduzir custos e trazer a tecnologia para melhorar as operações, mesclar experiência com informação”, afirma Albuquerque.

Lives: vendas diretas

Syllos levantou a provocação sobre a melhoria das performances de vendas diretas e o papel da tecnologia na mudança de cenário. Quem respondeu foi Rocha, destacando a importância do protagonismo dos hotéis em suas próprias receitas. “A descoberta do poder dos dados traz clareza para as empresas conhecerem o seu poder, sua capacidade de assumirem o protagonismo e serem donos de suas cabeças”, diz. “Muitas delas não comandam seus próprios negócios e dependem de terceiros. O proprietário tem que ser remunerado pelo seu empreendimento e pela sua equipe, mas muitas vezes quem lucra são outras empresas”.

Complementando a fala do VP de Sales & Marketing da Pmweb, Pilar afirma que o momento de paralisação que estamos vivendo é propício para rever processos e desenvolver estratégias para catalisar as vendas diretas. “Há anos venho plantando essa semente. Agora que estamos parados, podemos rever ações, os sites, imagens, conteúdos, refletir sobre a mensagem que está sendo enviada para o cliente final. O CRM tem que ajudar a entender melhor o hóspede e suas necessidades com equipes capacitadas, o que é um gargalo no mercado”.

A live está disponível na íntegra no link (a transmissão começa às 1:28:23 do vídeo).

(*) Crédito das fotos: reprodução da internet

 

Comentários