Maringá e ABEOC PR fortalecem união do trade turístico em ofício

maringaEntidades enviaram uma carta dos governos municipais e estaduais

A união de entidades ligadas ao setor de turismo no Paraná é fundamental para que empresas do segmento superem essa fase crítica atual, em função da pandemia do Covid-19. Pensando nisso, o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, em nome de todos os Conventions Bureaux do Paraná, conversou com o presidente da ABEOC PR (Associação Brasileira de Empresas de Eventos Regional Paraná), Fábio Skraba, a fim de alinhar medidas que possam amenizar o impacto econômico que atinge o trade turístico atualmente.

Em nome do setor de turismo e eventos, e segmentos direta e indiretamente relacionados, a ABEOC PR redigiu uma carta direcionada ao governo do estado e municípios, com medidas emergenciais que possam para atenuar o impacto que sofre o trade turístico do Paraná atualmente, e o Convention Bureau de Maringá propôs o envio um documento único ao governador Ratinho Junior, envolvendo todos os Conventions Bureaux do Paraná, a fim de potencializar a ação e efetivar resultados.

Segundo a presidente do Convention Bureau de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, a união de todo o trade turístico é essencial para manter a indústria do turismo ativa, mesmo diante do cenário atual. “Precisamos agir com estratégia para que o impacto econômico no trade turístico seja o menor possível com essa crise. A união dos Conventions Bureaux e entidades como ABEOC PR é fundamental para superarmos essa fase e sairmos ainda mais fortes”, destacou.

Maringá: medidas

Skraba, afirmou que o objetivo das medidas é o fortalecimento do potencial turístico do Paraná, em especial do turismo de eventos e negócios. “A ABEOC PR vem tentando e conseguindo manter uma sinergia com o trade e ter efetivas parcerias. Sabemos da importância de cada Convention Bureau para que consigamos trabalhar em conjunto. O mercado de turismo e eventos enfrenta um momento delicado, que vamos superar, mas a união do trade turístico é fundamental nesse processo, além das ações externas no que se refere à gestão pública. Precisamos pensar na retomada”, ressaltou o executivo, que também é vice-presidente do Cepatur (Conselho Paranaense de Turismo).

O texto explana sobre o momento econômico que vive o setor. “Nos segmentos de eventos e turismo o caos se manifestou do dia para a noite, devastando um mercado que em 2019 movimentou mais de R$ 936 bi e gera mais de 25 milhões de empregos, ou seja, 1 em cada 4 brasileiros trabalha direta ou indiretamente neste mercado com mais de 590 mil eventos que acontecem todo ano no país. Empregos formais podem desaparecer assim como empresas de diversos tamanhos em diversas regiões do país”.

Entre as medidas que podem auxiliar as empresas ligadas ao setor de turismo a enfrentarem este momento está a “criação e efetivação do Fundo Paranaense de Turismo – Funtur: Com base no decreto para a criação do grupo de trabalho para a implantação do Funtur e com o efetivo fortalecimento do CEPATUR e PARANÁ TURISMO, o FUNTUR servirá como alavanca para a captação, promoção de eventos e projetos turísticos do estado”, e “aplicação de 0,15% do imposto devido ao ICMS ou parte da dívida ativa do ICMS para promoção de eventos e/ou projetos turísticos. Este percentual será destinado ao FUNTUR”, entre outras medidas.

(*) Crédito da foto: Divulgação

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