Rede Deville se empenha para ser 100% livre de cigarro

rede devillePolíticas anti-tabagistas são implantadas em todos os hotéis da rede

No intuito de acompanhar políticas e tendências anti-tabagistas, a Rede Deville realiza medidas para desincentivar o fumo. Desde fevereiro de 2014, todas as unidades da Rede Deville são 100% livres do cigarro. Segundo Lucas Raganhan, gerente de Relacionamento da cadeia, a mudança permitiu oferecer ambientes mais agradáveis e higiênicos.

“Promovemos treinamentos das equipes de atendimento para orientar os clientes que os hotéis se tornaram 100% não fumantes, de acordo com a Lei Federal Brasileira, lei anti-fumo, de 02 de junho de 2014. Além disso, adquirimos equipamentos com tecnologia de ozônio para desodorizar acomodações onde o cliente fumava, para assim retirar qualquer resquício de cheiro”, explica. 

Até então, além dos ambientes externos, era permitido fumar em apartamentos e/ou andares específicos para fumantes. Fora os andares para não fumantes, nas áreas sociais fechadas como lobby, restaurante, bares ou salas de eventos não era permitido.

Rede Deville: tabagismo no Brasil

O percentual de adultos fumantes no Brasil vem apresentando uma expressiva queda. Dados do Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) revelaram que, em 2018, apenas 9,3% dos brasileiros afirmaram ter o hábito de fumar. Nos últimos 12 anos, a população entrevistada reduziu em 40% o consumo do tabaco.

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. No Brasil, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que, até o final de 2019, sejam registrados 31.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão em decorrência do tabagismo.

Segundo Marcos Paulo Massaneiro, supervisor de hospedagem do Deville Business Curitiba, o impacto da política 100% livre do cigarro foi positivo. Isso porque a conduta foi bem assimilada pelos brasileiros. “Uma porcentagem mínima de hóspedes procurou outro hotel que atendesse essa demanda. Além disso, ganhamos outros clientes que não eram adeptos ao fumo e buscavam quartos limpos e cheirosos.” Segundo uma pesquisa da Expedia, encontrar fumaça de cigarro ou mau cheiro ao entrar em um ambiente é a principal coisa que irrita hóspedes.

Joseane Cruz, chefe de recepção do Deville Prime Salvador, tem a mesma opinião. De acordo com ela, era comum a insatisfação com os odores de cigarro nas acomodações. “Principalmente, quando um cliente não fumante era acomodado em quarto fumante (e isso ocorria em dias de alta ocupação no hotel), resultando em inúmeras trocas de apartamento.”

(*) Crédito da foto: Divulgação/Rede Deville

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